O QUE É A DANCA DO VENTRE CLÁSSICA

Meninas, este texto saiu de 3 fontes - uma aula com a minha professora, Camilla D`Amato, um workshop com a professora Linda Hathor, e mais uma pesquisa em um livro muito bom, da dancarina Nijme (recomendo!). Fala sobre como identificar a danca do ventre clássica, espero que seja útil para vocês.
`A dança do ventre é a arte de dominar as partes do corpo separadamente ou em conjunto, transmitindo e expressando sentimentos em harmonia com a música oriental.` (Ventre que encanta, Nijme, p. 21).
Existem 3 estilos em dança do ventre: clássico, folclórico e moderno.
`Através da fusão de muitos estilos regionais de grande parte do Oriente Médio, nasce uma forma clássica de dança chamada dança do ventre, que como manifestacão artística é tida como a mais elaborada de todas`. (Ventre que encanta, Nijme, p. 54)
Estrutura da música clássica:
1 - Abertura (não é dançada)
2 - Chamada da bailarina (ritmo puro, geralmente malfuf ou fox), seguida pela entrada da bailarina (malfuf ou fox + melodia)
Os elementos seguintes podem estar presentes, mas nao necessariamente nesta ordem, e nao necessariamente todos eles:
3 - Baladi (básico egípcio)
4 - Folclore (saidi, soudi, ayubi)
5 - Solo de percussão
6 - Taksim
`O taksim é a música árabe em sua essência mais pura, onde instrumentos como o violino, o alaúde, a flauta ou o rabab, fazem um solo improvisado numa manifestação criativa das melodias orientais`. (Ventre que encanta, Nijme, p. 92)
O taksim é o momento introspectivo da dançarina, onde cada instrumento pede um tipo específico de movimento. Flauta = braços e mãos. Alaúde = shimmy. Kanum = shimmy pequenino. Violino = oitos, redondos. Acordeon = oitos, redondos mais rápidos e molinhos.
No taksim, os ritmos usados são: samaai, whado wo noz ou tschifititili.
7 - Em seguida, obrigatoriamente, vem o retorno da melodia da abertura.
8 - E a finalização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INFLUENCIAS ARABES NO BRASIL - Texto de Patricia Bencardini

COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA NA DANÇA DO VENTRE - TEXTO DE MELLISSA MEL

Dança do ventre - principais dúvidas