Nos dias atuais, o ser humano convive com diversas situações causadoras de stress: cobranças excessivas no trabalho, problemas financeiros, demandas dos familiares, tarefas domésticas, desentendimentos com pessoas conhecidas ou desconhecidas, etc.
Para a mulher, a situação é ainda mais complicada, pois muitas vezes ela tem uma carga dupla ou até mesmo tripla de tarefas. Muitas mulheres trabalham fora, cuidam da casa e dos filhos, tudo ao mesmo tempo. Em cada uma dessas situações, a mulher pode se deparar com acontecimentos geradores de ansiedade.
Segundo a pediatra Ana Escobar, em situações de stress nosso corpo produz adrenalina e cortisol (hormônio do stress). Quando começamos a dançar, a adrenalina e o cortisol são gastos pelo coração e pelos músculos. Por fim, acontece a liberação de hormônios do prazer (endorfina, dopamina e serotonina).
A dança do ventre, assim como outras atividades físicas, pode auxiliar, e muito, na diminuição do stress e da ansiedade. Na sala de aula (ou no palco), a mulher está conectada com ela mesma, e durante algumas horas se esquece de seus problemas. Tenho a absoluta convicção de que a dança é fator de saúde mental e emocional, e posso provar isso, após 15 anos dando aulas de dança do ventre.
E então, o que você está esperando? Venha para a
dança do ventre, e tenha mais qualidade de vida. Eu sou Aziza Mahaila,
professora, bailarina, coreógrafa e autora do livro “Dicas da Aziza para
praticantes de Dança do Ventre”, que está disponível nos formatos impresso e
E-book.
Nenhum comentário:
Postar um comentário