Pesquisar este blog

Seguidores

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

BENEFÍCIOS DA DANÇA DO VENTRE - PARTE 03

Benefícios da dança do ventre – parte 03 – coordenação motora

Oi, tudo bem? Continuamos a falar sobre os benefícios da dança do ventre, desta vez o assunto é coordenação motora. Segundo o Dicionário Informal, a coordenação motora é a “capacidade de usar os músculos esqueléticos.” (1)

De acordo com o Dicionário Sensagent (2), ela pode ser dividida em coordenação motora:

- geral (essencial para que os seres humanos façam os diversos tipos de movimentos);

- específica (que possibilita às pessoas que façam determinados movimentos como, por exemplo, chutar uma bola, ou jogar uma bola de basquete);

- fina (que torna possível escrever, digitar, costurar, etc).

O ideal seria que todas as crianças tivessem a sua coordenação motora desenvolvida, através de atividades físicas e recreativas, mas infelizmente isso não acontece com todas elas. Essa deficiência vai se refletir na vida adulta dessas pessoas. Ainda citando as palavras do Dicionário Sensagent,

“As consequências de quem não desenvolve a coordenação motora são principalmente a noção espacial prejudicada, lateralidade precária e o tempo de reação defasado.”

Embora muitas alunas minhas não tinham feito aulas de dança, posso dizer com convicção que isso não é motivo de impedimento. Às vezes, a pessoa que acha que não tem coordenação motora acaba por se surpreender com a sua desenvoltura nas aulas. É, em grande medida, uma questão de dedicação e de insistência. Com o decorrer das aulas, o corpo aprende a responder com cada vez mais agilidade e facilidade.

Para terminar o texto de hoje, gostaria de citar um trecho do livro “Dança do Ventre: ciência e arte”, de Patrícia Bencardini, onde ela diz que um dos benefícios da dança do ventre é o aprimoramento da capacidade neuro-motora:

“Por coordenação motora, entende-se como a utilização de determinados músculos, em determinado período de tempo e com determinada intensidade. O comando é feito pelo sistema nervoso central, que possui uma extensa rede de comando e organização para dirigir os padrões motores desejáveis.

A repetição constante dos exercícios de dança, e o processo de automatização dos movimentos, criam estímulos diferenciados nas vias neuro-motoras. As alterações de tempo de estímulo para executar determinados exercícios e variações de intensidades que acompanham o ritmo da música oriental acabam por melhorar as habilidades motoras.

O desenvolvimento proprioceptivo ‘consciência corporal’ está intimamente ligado à prática e pode tornar a resposta muscular mais rápida ao estímulo aplicado, em função do movimento solicitado.” (3)

A cada semana, teremos mais textos sobre os benefícios da dança do ventre. Eu sou Aziza Mahaila, professora, bailarina, coreógrafa e autora do livro “Dicas da Aziza para praticantes de Dança do Ventre”, que está disponível nos formatos impresso e E-book.

Fontes utilizadas para este texto:

(1) https://www.dicionarioinformal.com.br/coordena%C3%A7%C3%A3o%20motora/

(2)  http://dicionario.sensagent.com/Coordena%C3%A7%C3%A3o%20motora/pt-pt/

(3)  Bencardini, Patrícia. Dança do ventre: ciência e arte. São Paulo: Baraúna, 2009, página 172.



Nenhum comentário: