Pesquisar este blog

Seguidores

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

O QUE É A DANÇA DO VENTRE? Texto de Patrícia Bencardini

Nota: este texto foi publicado originalmente em 17 de abril de 2013. Segue a capa do livro, para quem tiver interesse em adquirir o mesmo.

- - - - - - - - - 



Meninas, comprei um livro muito bacana, chamado "Dança do ventre - ciência e arte", da Patrícia Bencardini, Editora Baruna, São Paulo, editado em 2009. Tem muita coisa interessante nele, e selecionei alguns trechos da introdução, folhas 18 a 21. A frase que eu mais gostei foi a seguinte: "de que adianta conquistar espaço no mercado de trabalho, tornar-se independente, e não conquistar a si mesma?". Por favor, se alguém for utilizar o mesmo texto, não esquecer de citar a fonte.


O QUE É A DANÇA DO VENTRE? - Patrícia Bencardini

"Quanto ao aspecto corporal, é uma técnica milenar de intenso condicionamento físico que vai trabalhar de forma completa todos os grupos musculares que formam o corpo humano. Apresenta um elaborado conjunto de movimentos para estimular o comando neuromotor. Pode ser uma alternativa segura à ginástica ocidental, a partir do momento em que tonifica e modela o corpo feminino. Traz inúmeros benefícios fisiológicos e psicológicos para suas praticantes.
Trata-se também de uma forma de expressão artística, individual e feminina que privilegia tanto a forma (coreografia) quanto o conteúdo (o corpo e suas atitudes). Possui harmonia perfeita e estética personalizada. É uma arte precisa e muito técnica; quando a bailarina trabalha corretamente dentro dos limites estéticos, proporciona momentos de pura beleza e encantamento para quem assiste.
...
O estudo da dança do ventre é uma fonte segura de autoconhecimento e crescimento pessoal.
...
Dançar também é um ato de livre expressão, em que a mulher pode aprender a se conhecer e também a lidar com suas próprias emoções. Isso gera consequências no indivíduo e suas relações interpessoais, levando a respostas sociais, que acontecem como numa reação em cadeia.
...
A dança é um instrumento de libertação feminina. É uma conquista pessoal. De que adianta conquistar espaço no mercado de trabalho, tornar-se independente, e não conquistar a si mesma?
O estudo da dança leva a mulher a um profundo conhecimento de si mesma, em que as consequências finais levam à conquista da liberdade. O que deve ser considerado agora é a liberdade pessoal, individual e intransferível, que nada tem a ver com as conquistas sociais das ultimas décadas.
A arte de dominar o corpo traz profundos reflexos ao espírito. Torna-se uma condicionamento que propicia o autoconhecimento, conduzindo à autoconfiança. Produz um estado de relaxamento interior, ajudando a mulher a viver com mais tranquilidade, qualquer que seja seu modo de vida.
...
A dança também tem um aspecto lúdico inerente: torna-se pura diversão social, dando livre expressão ao prazer de soltar o corpo na cadência do ritmo. Em diversas regiões do Oriente, passa de mãe para filha, tradicionalmente, ajudando a formar o folclore e a cultura nesses locais.
Ainda é utilizada por algumas mulheres como uma forma de preparar o corpo para a primeira relação sexual, a gravidez e também para o momento do parto. Dançando, a mulher vai fortalecendo e alongando todos os músculos envolvidos nesse processo. Vai aprendendo a lidar com o seu corpo, sob vários aspectos."


Nenhum comentário: