Pesquisar este blog

Seguidores

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

BENEFÍCIOS DA DANÇA DO VENTRE - PARTE 04

Benefícios da dança do ventre – parte 04 – queima de calorias 

Oi, tudo bem? Continuamos a falar sobre os benefícios da dança do ventre, desta vez o assunto é a queima de calorias proporcionada pela dança. Para começar, vamos entender o que são as calorias. Segundo o Brasil Escola, caloria é “uma unidade de medida de energia na forma de calor”. As calorias produzem energia para o nosso corpo, através da ingestão dos alimentos. Esses alimentos podem ser divididos em carboidratos, proteínas e lipídios. 

A necessidade diária de calorias varia de acordo com o sexo, a idade e a quantidade de atividade física executada pela pessoa. Por exemplo: uma menina de cinco anos necessita de apenas 1.000 a 1.800 calorias diárias. Já o ator Arnold Scharzenegger, que era fisioculturista, “costumava ingerir algo em torno de 4 mil e 5 mil calorias por dia – com muitas delas provenientes diretamente de proteínas animais” (fonte: Observatório do Cinema). 

Algumas pessoas engordam porque comem demais e nunca fazem nenhuma atividade física. O ideal é que nos alimentemos na quantidade necessária e que façamos atividade física, e existem inúmeras opções: musculação, corrida, caminhada, luta, dança, natação, Yoga, Pilates... 

Com relação à dança do ventre, convém lembrar que ela é uma atividade aeróbica, que ajuda a queimar calorias. É lógico que a quantidade de calorias vai depender se a aula é mais ou menos puxada, da duração da aula, etc. Por exemplo: nas primeiras aulas (já que as alunas estão iniciando), eu sempre começo num ritmo mais leve, mas de vez em quando eu pego mais forte na aula, e as alunas adoram! Outro exemplo: comecei uma turma de folclore árabe às sextas-feiras, das 19h às 21h, e atualmente estou ensinando dabke. Gente, posso dizer que é puxado! – rsrsrs. 

E aí, o que você acha disso? Fazer uma atividade gostosa como a dança do ventre (ou o folclore árabe), e ao mesmo tempo perder uns quilinhos, garantindo mais disposição e saúde de vida? Muito bom, não é mesmo? 

Espero que este texto tenha sido útil para você e, a cada semana, teremos mais textos sobre os benefícios da dança do ventre. Eu sou Aziza Mahaila, professora, bailarina, coreógrafa e autora do livro “Dicas da Aziza para praticantes de Dança do Ventre”, que está disponível nos formatos impresso e E-book. 

 

Fontes utilizadas: 

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-caloria.htm 

https://observatoriodocinema.uol.com.br/famosos/2020/07/arnold-schwarzenegger-impressiona-com-fisico-aos-72-veja-a-dieta-dele#:~:text=Arnold%20Schwarzenegger%20costumava%20ingerir%20algo,sa%C3%BAde%20%C3%A0%20medida%20que%20envelhecia.




  

Nenhum comentário: