Pesquisar este blog

Seguidores

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

FOLCLORE - PARTE 04 - A DANÇA FALLAHI

Folclore - parte 04 - a dança fallahi 


A palavra fallahi (ou Felahi) significa “do campo”, “caipira”. O povo fallahi, então, é a população que vive na região do Delta do Rio Nilo, e que tira sua subsistência através da colheita. Os fallahi têm suas danças próprias, e essas danças fazem menção ao trabalho que eles executam na lavoura como, por exemplo, a colheita de diversos alimentos e a coleta de água. De acordo com Luciana Midlej e Melinda James:

“Embora seja um povo muito fechado, algumas danças Felahi já foram documentadas. Como exemplo, podemos citar ‘Dança das Flores’, ‘Tirando o Leite da Vaca’, ‘Felahi da Abelha’, ‘Dança do Feijão’ e ‘Dança do Jarro’, mas inúmeras continuam restritas somente ao povo local.”

A Troupe Reda fez muitas pesquisas de campo para documentar as danças folclóricas egípcias, e as danças fallahi se encontram entre essas danças pesquisadas. É bom salientar, no entanto, que existe uma diferença entre a dança genuína feita pelo povo fallahi, e a dança apresentada em um contexto de palco, como era o caso da Troupe Reda. Nada disso desmerece o incrível trabalho de Mahmoud Reda e companhia, obviamente.

A dança fallahi pode ser executada por mulheres e por homens, e o ritmo geralmente executado é o Fallahi (que nada mais é que o ritmo Maksum tocado na metade do tempo, ou seja, é mais rápido). São danças mais aceleradas, com muitos pulos, como é costumeiro em inúmeras danças folclóricas. As mulheres usam vestidos amplos, véus cobrindo todo o cabelo e guirlanda de flores na cabeça.

Estude folclore, de preferência com bons profissionais. Com certeza, você vai se encantar com essa modalidade e, além disso, vai agregar muito para a sua bailarina. Eu sou Aziza Mahaila, professora, bailarina, coreógrafa e autora do livro “Dicas da Aziza para praticantes de Dança do Ventre”, que está disponível nos formatos impresso e E-book.

 

Fontes utilizadas:

Midlej, Luciana. Folclore árabe: cultura, arte e dança. Luciana Midlej e Melinda James. São Paulo: Kaleidoscópio de Ideias, 2017. Páginas42 a 47.

https://www.revistaprosaversoearte.com/fallahi-as-dancas-do-campo-nati-alfaya/

http://hannaaisha.blogspot.com/2017/09/danca-fallahi.html

http://dancadoventrebr.blogspot.com/2009/10/ritmos-falahi.html

https://bellydanceart.blogspot.com/2015/02/danca-do-jarro-ou-raks-al-brik.html



 

Nenhum comentário: