A ATIVIDADE FISICA NA EPOCA DO FRIO

Estamos naquela epoca do ano em que a unica coisa que a gente quer eh se enfiar debaixo das cobertas, nao eh verdade? Afinal, trabalhamos ou estudamos o dia inteiro, as vezes ate tomamos chuva depois de sair do trabalho ou da escola... dah um desanimo de fazer atividade fisica... alem disso, para que?

Em primeiro lugar, devemos nos exercitar para ganharmos uma melhor condicao fisica e termos mais saude. O alongamento e a postura melhoram, e acabam as dores musculares causadas pela ma postura e pela rigidez da falta de alongamento. Nossos movimentos ficam mais bonitos e perdem aquele peso que as pessoas sem coordenacao motora tem. Voces ja perceberam isso? As pessoas com problemas de coordenacao motora tem uns movimentos bruscos e pesados. Jah quem faz atividade fisica, especialmente quem danca, tem movimentos leves e graciosos.

Em segundo lugar, devemos fazer atividade fisica porque eh prazeiroso. O fato de nos exercitarmos libera endorfinas, que nos dao bem estar. Segue abaixo definicao retirada da wikipedia, vejam que interessante:

A endorfina é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, e é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. É um hormônio, uma substância química que, transportada pelo sangue, faz comunicação com outras células, ela é o hormônio do prazer.
Sua denominação se origina das palavras "endo" (interno) e "morfina" (analgésico).
As endorfinas foram descobertas em 1975. Foram encontradas 20 tipos diferentes de endorfinas no sistema nervoso, sendo a beta-endorfina a mais eficiente pois é a qual dá o efeito mais eufórico ao cérebro. Ela é composta por 31 aminoácidos. A endorfina é produzida em resposta à atividade física, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar.
Efeitos principais das endorfinas:
Melhoram a memória;
Melhoram o estado de espírito (bom humor);
Aumentam a resistência;
Aumentam a disposição física e mental;
Melhoram o nosso sistema imunológico;
Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos (radicais livres);
Aliviam as dores;
Melhoram a concentração.

Em terceiro lugar, a atividade fisica, se feita em ambientes proprios para isso, como academias e escolas de danca, tem a vantagem de promover a socializacao. Nao existe nenhum problema nas demais atividades que podemos fazer sozinhos, como caminhadas, corridas, esteira, etc. Mas fica mais dificil manter uma rotina de atividade, a nao ser que a pessoa seja muito disciplinada. Alem disso, nao saimos do nosso mundinho fechado, e deixamos de conhecer pessoas muito interessantes. Eu vejo por mim e por minhas alunas, quantas pessoas excelentes tivemos a oportunidade de conhecer, simplesmente por termos decidido fazer aulas de danca.

Em quarto lugar, eh muito bom fazer atividade fisica no tempo do frio, porque... esquenta! Fazendo atividade fisica, mexemos com a nossa circulacao, e isso eh muito bom. Chegamos com frio, todas cheias de casacos, e depois de nos mexermos um pouco, o frio vai embora. Alem disso, no frio tendemos a nos encolher, e isto pode causar dores, especialmente na regiao cervical. O alongamento causado pela atividade acaba com essas dores.

E por ultimo, fazer exercicios queima calorias, o que eh muito importante, especialmente no inverno, quando comemos mais. Voce pode notar: no inverno, geralmente ganhamos uns quilinhos. Por que isso? Porque o nosso corpo precisa de mais alimentos, pois gasta mais energia nessa epoca para manter a temperatura corporal. O resultado disso? Geralmente, na primavera as pessoas (especialmente as mulheres) estao desesperadas com o aumento de peso, e correm para as academais. Mas eh importante ressaltar que a atividade fisica eh para ser feita o ano inteiro, nao apenas na primavera e no verao. Devemos cuidar do nosso corpo o ano inteiro, nao apenas em metade do ano.

Para as pessoas interessadas em cuidar da sua saude, a nossa escola oferece aulas de danca do ventre (com as professoras Aziza Mahaila e Lena Hage), danca tribal (professora Bety Damballah) e danca de salao (professor Alexander). Esperamos a sua visita!

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