Pesquisar este blog

Seguidores

domingo, 23 de abril de 2023

BENEFÍCIOS DA DANÇA DO VENTRE - PARTE 10

Benefícios da dança do ventre – parte 10 – consciência corporal

Desde o nosso nascimento habitamos um corpo, e uma das primeiras coisas que fazemos é sentir/explorar/experimentar esse corpo. Assim, todo bebê leva o seu pezinho à boca, bate as perninhas, mais tarde ele vai tentar engatinhar e até andar, etc. Ele está criando consciência corporal. Além disso, o nosso corpo também pode ser usado como forma de autoexpressão. Você já prestou atenção que praticamente toda criança gosta de dançar, de pular, de brincar?
Às vezes, por falta de direcionamento ou até mesmo por tendências próprias, nos esquecemos de cuidar do nosso corpo. Fazemos tudo no automático: andamos de qualquer jeito, sentamos de qualquer jeito, não nos exercitamos... É óbvio que isso tem consequências a longo prazo. Também acontece de nos trancarmos emocionalmente, de tal forma que não conseguimos mais nos expressar através de nossos corpos. Isso geralmente se deve a bloqueios emocionais.
A dança é uma excelente forma de trabalharmos a consciência corporal, pois nos permite conhecer os limites de nosso corpo e ultrapassá-los, e também nos possibilita expressar nossa sensibilidade através da arte. Vale a pena lembrar uma coisa muito importante: não existe forma de dissociar nossa dança da nossa personalidade e das nossas vivências. É por isso que cada dançarina/o é única/o. Celebremos, pois, a nossa unicidade ou, como disse Caetano Veloso:
“Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.”



Nenhum comentário: