Pesquisar este blog

Seguidores

domingo, 23 de abril de 2023

FOLCLORE - PARTE 08 - A DANÇA MELEAH LAFF

Folclore – parte 08 – a dança meleah laff

 

A dança meleah laff, ou dança do lenço enrolado, não é exatamente uma dança folclórica, pois não faz parte da herança cultural de um povo. Na realidade, a dança meleah laff é uma dança-teatro, criada pelo coreógrafo Mahmoud Reda.

No início do século XX, as mulheres egípcias que viviam no Cairo e na Alexandria tinham o costume de usar um véu preto sobre sua roupa, para sair à rua. Mahmoud Reda se inspirou nessas mulheres, e a dança meleah laff faz menção a esse costume. Além desse lenço preto, essas mulheres também usavam uma cobertura de crochê no rosto, chamada de buró. Segundo Khaled Emam:

“Lembro da minha casa, do meu bairro, da minha mãe, das minhas irmãs, das tias, primas e vizinhos do bairro, ainda lembro da imagem da minha mãe quando enrolava a Melaya e ia na rua comprar algo, ou ia visitar outros parentes ou vizinhos do bairro. Era muito comum ver a Melaya no armário, fazia parte do nosso dia a dia.”

Existem dois tipos de dança meleah laff, a do Cairo e a da Alexandria. No meleah laff do Cairo, tanto a música quanto os passos são os da dança baladi. O figurino também é uma galabia baladi, porém com o acréscimo de um meleah nas mãos. No meleah laff da Alexandria, a dançarina utiliza um vestido mais curto de babados, como uma referência a essas mulheres dos anos 20 e 30, moradoras da cidade de Alexandria (cidade essa que era muito frequentada pelos europeus, e cuja indumentária por sua vez teve influência no modo de se vestir dessas mulheres egípcias).

A dança meleah laff é uma dança muito alegre e provocante. Em uma apresentação de meleah laff, a dançarina usa o véu para esconder e mostrar o corpo, e também faz movimentações com o véu. O buró também é utilizado como acessório, já que a dançarina pode escolher deixar o seu rosto à mostra – ou não – em determinados momentos da apresentação.

Estude folclore, de preferência com bons profissionais. Com certeza, você vai se encantar com essa modalidade e, além disso, vai agregar muito para a sua bailarina. Eu sou Aziza Mahaila, professora, bailarina, coreógrafa e autora do livro “Dicas da Aziza para praticantes de Dança do Ventre”, que está disponível nos formatos impresso e E-book.

 

Fontes utilizadas:

Midlej, Luciana. Folclore árabe – cultura, arte e dança / Luciana Midlej e Melinda James. São Paulo: Kaleidoscópio de Ideias. Páginas 88 a 94.

Mahaila, Brisa. Os pilares da profissionalização em dança do ventre: história e folclore, volume 1. São Paulo: Kaleidoscópio de Ideias. Páginas 82 a 83.

Emam, Khaled. Egito – Tradição e arte. Maringá: Viseu. Páginas 52 a 59.



Nenhum comentário: